PPA



Por que planejar


O planejamento é condição básica para o sucesso de qualquer trabalho. Antes de iniciar um projeto é preciso saber a qual resultado se pretende chegar e o quê se deve fazer para alcançá-lo. Desta forma é possível acompanhar o seu desenvolvimento e fazer alterações, caso sejam necessárias. No caso do Governo do Espírito Santo, o planejamento é ainda mais fundamental, pois evita o desperdício de recursos e possibilita que a administração pública racionalize os investimentos, realizando mais em obras e serviços para a população, com uma mesma quantidade de recursos.


O que é o PPA


O Plano Plurianual (PPA) é uma importante ferramenta de planejamento que estabelece os programas e ações do governo, definindo diretrizes, objetivos e metas da ação pública regionalizada para um período de quatro anos, não coincidente com o mandato do governante. Neste caso estamos debatendo a aplicação dos recursos no período que vai de 2012 a 2015. Sua realização pelos governantes é determinada pela Constituição Federal.

Após ficar pronto, o Plano é submetido à apreciação da Assembleia Legislativa sob a forma de Projeto de Lei. Os projetos e ações são sujeitos a modificações através de emendas parlamentares. Depois o projeto volta para a sanção do governador e, caso não haja nenhum veto, é transformado em Lei.

Para elaborá-lo o Governo partiu de outros importantes documentos norteadores como o Planejamento Estratégico 2025, criado para orientar os investimentos de longo prazo e o Plano de Governo Novos Caminhos - 2011-2014, instrumento nascido do debate interno da administração e que fixa as principais diretrizes administrativas que deverão ser seguidas durante o período de Governo.

Como forma de aproximar o PPA dos capixabas, o Governo do Espírito Santo realiza reuniões denominadas audiências públicas envolvendo todas as regiões e municípios do Estado.



Por que o PPA é importante


O PPA estabelece os programas e ações da administração pública relacionados aos principais desafios a serem enfrentados pelo governo, as ações a serem executadas, os objetivos e as metas a serem alcançadas em um período de quatro anos – neste caso ele abrange de 2012 a 2015. O Plano também prevê a busca de fontes de financiamento dos seus programas e ações. O PPA é uma forma de planejar estrategicamente as ações que serão realizadas pelo governo, minimizando perdas de tempo, de espaço, de recursos.


Por que a sua participação é importante


O Governo do Espírito Santo acredita que a participação popular é essencial para que possamos colocar o Estado em um caminho que leve à superação das desigualdades regionais dentro de um novo ciclo de desenvolvimento, sustentável e com inclusão social. Por isso sua participação é tão importante. É uma oportunidade de você manifestar sua opinião e apresentar propostas visando à melhoria da qualidade de vida dos capixabas. Com sua participação incorporamos ao PPA a visão de quem vive o dia a dia da região e do município e construímos um Espírito Santo ainda melhor.